parallax background

ESTÉTICA

TOXINA BOTULÍMICA

A toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum, age na placa neuromotora, paralisando a musculatura relacionada àquela área.

Inicialmente, esta toxina, produzida em laboratório, era utilizada no tratamento de algumas doenças neurológicas. Hoje é um dos tratamentos estéticos mais difundidos pelo mundo.

A toxina botulínica é aplicada principalmente na região da face e pescoço, e atua paralisando a musculatura. Com isso, as rugas de expressão desaparecem.

O procedimento é simples e muito seguro, realizado em consultório, sob anestesia tópica.

A ação inicia-se após 4 dias da aplicação e terá duração entre 4 e 8 meses. Após esse período, a ação muscular retornará progressivamente.

Outra ação da toxina botulínica é o tratamento da hiperidrose, doença frequente e extremamente desagradável, caracterizada pela transpiração excessiva em axilas, mãos e pés.

Aparentemente, a toxina botulínica bloqueia a ação da musculatura estriada das glândulas sudoríparas, e também, a transmissão do estímulo nervoso autônomo.

PREENCHIMENTO (ÁCIDO HIALURÔNICO)

Diversos tipos de preenchimentos existem no mercado, podendo ser divididos basicamente em 2 grupos: os inabsorvíveis ou definitivos (ex.: polimetilmetacrilato) e os absorvíveis ou não definitivos (ex.: ácido hialurönico, ácido poliláctico).

Alguns estudos trazem dúvidas a respeito dos preenchimentos definitivos, pois podem apresentar intercorrências de difícil resolução, como infecção, reação de corpo estranho e extrusão do produto.

Optamos por utilizar apenas os preenchimentos absorvíveis de ácido hialurônico, que têm duração de até 18 meses, dependendo do produto indicado. Estes produtos são efetivos, pouco alergênicos e mostram mínimoa freqüência de intercorrências.

O preenchimento com ácido hialurônico, componente principal do colágeno, é simples e seguro, realizado em consultório, sob anestesia tópica.

A ação é imediata, pois se observa o preenchimento de rugas faciais fixas, depressões, ou o aumento de estruturas como lábios e canto da boca.

A ação do preenchimento é diferente da ação da toxina botulínica, pois existem indicações para cada tipo de tratamento e, muitas vezes, são utilizados em conjunto para obtenção do melhor resultado.

PEELING QUÍMICO

O peeling químico é a aplicação de gel composto por ácidos (glicólico, retinóico, tricloroacético) que causam a esfoliação leve da pele. Com isso, as manchas superficiais desaparecem e as rugas finas de expressão são amenizadas, tornando a pele mais tumescente e brilhante, com aspecto mais jovem.

A escolha do tipo e graduação do ácido é determinada pelo tipo e qualidade da pele que será tratada.

Geralmente, são realizados entre 3 e 6 aplicações, com intervalo variando entre 2 e 3 semanas. Faz parte do tratamento a utilização de cremes manipulados com ácidos e clareadores, os quais farão manutenção do resultado.

CIRURGIAS INESTÉTICAS

As cicatrizes hipertróficas (elevadas ou alargadas) e discrômicas (com alteração da cor) podem ser tratadas através de procedimentos clínicos como aplicação intracicatricial de corticóides, utilização de lâminas de silicone em gel ou malhas elásticas compressivas.

Quando estes tratamentos clínicos não são efetivos ou em casos mais graves, outros tratamentos cirúrgicos podem ser realizados para ressecção da cicatriz. Em casos selecionados, pode-se fazer o tratamento adjuvante com radioterapia superficial.Quando estes tratamentos clínicos não são efetivos ou em casos mais graves, outros tratamentos cirúrgicos podem ser realizados para ressecção da cicatriz. Em casos selecionados, pode-se fazer o tratamento adjuvante com radioterapia superficial.